top of page
Buscar
  • Foto do escritorMichele Freitas

Esclarecimentos para a Venda da sua Empresa


Doutora, quero vender a minha empresa! Seria este o momento ideal? O que é preciso considerar, afinal?

Sente-se, porque lá vem a história!

Em termos práticos:

Uma empresa vale o quanto ela fatura – ou objetivamente demonstra em expectativa de lucro -.

Todas as dúvidas a respeito de ser o momento e o negócio ideal para a venda da sua empresa são sanadas olhando sob o seguinte aspecto.

Inserida em um mercado, qual é a sua potencial participação? Temos um faturamento consistente? Dentro de qual período?

Imprescindível se faz, aqui, a organização dessa valorização – ativos, passivos, bens, mercado -.

E, jamais nos esqueçamos de que a beleza está nos olhos de quem vê! Então, quem é o seu potencial investidor?

Neste momento, como anda a sua equipe gerencial? Ou precisaremos de você gerindo a empresa pessoalmente para que ela não gangrene? Ou será necessário tempo para investir no corpo gerencial, para que a substituição do quadro de funcionários não precise ser uma preocupação/surpresa desagradável?

Essas são algumas das reflexões pertinentes para antes do fechamento do contrato.

Agora, um pouco dos termos teóricos.

Não poucas vezes, o estabelecimento empresarial é confundido com o ponto comercial, a sede na qual a atividade empresarial é exercida ou, até mesmo, coloquialmente, chega-se a confundir com a própria empresa. Aqui, cada um desses elementos possui seu valor próprio.

A importância da perfeita definição está estritamente relacionada com a sua alienação, isto é, com a sua venda. Afinal, vende bem aquele que muito bem conhece seu produto e com ele muito bem se relaciona.

É sabendo o quê de fato possuo, que conhecerei o seu real valor (assim como seu efetivo potencial de ganho).

Logo, apenas faz uma boa negociação aquele que conhece para além do preço do seu bem – o seu valor, a sua composição, seu custo, seu lucro; seu todo, por fim -.

Quando nos referimos à venda da empresa, estamos, na verdade, falando a respeito da alienação do estabelecimento empresarial, que é feito por meio do contrato de trespasse.

O estabelecimento empresarial é definido como um complexo de bens, sendo estes materiais e imateriais, desde que utilizados no exercício da atividade empresarial, é, portanto, o instrumento que a viabiliza.

Tais bens, sozinhos, possuem seu valor individual, mas, juntos formam um todo, sendo como este considerado.

Os primeiros (materiais) são os chamados bens corpóreos, aqueles que são por nós palpáveis – moveis ou imóveis, desde que de posse legítima e justa do empresário, como o são a mobília, veículos, maquinários, mercadorias, etc., suas ou locadas, inclusive -.

Bem imaterial é todo o patrimônio no qual não podemos, por meio dos sentidos humanos, tocar. De simples compreensão: marca, patente, desenho industrial, etc.

Pois bem. Ainda, compõem o estabelecimento empresarial o ponto comercial e o fundo de comércio.

Essencialmente, todo bem que é utilizado para o bom funcionamento do seu negócio compõe o estabelecimento empresarial e é passível de negociação, seja por meio de compra e venda, arrendamento ou locação.

Dessa forma, não basta que o bem seja de propriedade do empresário, deve, além de ser de sua titularidade, cumulativamente, ser utilizado para a execução da atividade da empresa. Exemplo disso está no empresário individual, para quem não se diferencia o patrimônio pessoal do empresarial. Neste caso, o patrimônio que não é utilizado para o desenvolvimento das suas atividades, não será considerado elemento do seu estabelecimento.

Depois de conhecer de quê é feita (composta) a sua empresa, é chegado o momento de precificá-la. E, para tanto, há no mercado várias técnicas, as quais estão diretamente relacionadas à natureza da atividade. De forma que uma padaria exige uma metodologia de precificação diferenciada de uma rede de profissionais prestadores de serviços.

Assim, a empresa deve ser estudada de ponta a ponta, para que se encontre a forma mais adequada.

Em regra, serão calculados os bens corpóreos e incorpóreos, o faturamento, a clientela e a expectativa de lucro por determinado período.

Espero ter iluminado, ao menos um pouco, seus conhecimentos acerca da temática. Evidente que não esgotei o tema, já que a finalidade com este artigo informativo é apenas norteá-los a acautelar-se antes da tomada de uma das mais importantes decisões a serem tomadas ao longo de uma vida.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page